15 setembro 2009

Ziraldo.


Este foi um post do Ziraldo nesta semana, e um monte de professores mal amados caíram matando em cima dele. Claro, eles não sabem ler, são analfabetos funcionais, como poderiam entender. O pior é q acham q entenderam, o q me mata de vergonha. Muitos lecionam para ter um troco a mais no fim do mês, ou pq estão afim da famosa estabilidade pública e se esconde num emprego q muitos chamam de mamata. Fique bem claro q enrolar no trabalho qualquer um pode enrolar, e isso é mamata. Agora se esforçar para q a aula seja proveitosa e cativar os alunos, isso é para poucos, e infelizmente somos um grupo cada vez menor. Tem tanto professor fajuto... dá muita raiva.
Insisto quase q diariamente para meus alunos lerem jornais, revistas, artigos na net, e gostaria de coração q eles pelo menos entendessem a importância disso na vida pessoal e profissional deles, e q isso se tornasse uma rotina sagrada na vida deles, mas q fosse feita com prazer, e não por obrigação.

3 comentários:

Dinha disse...

... pior que é real o que você fala. Interessante é porque estamos, na prática, dos dois lados. Por mais conhecimento técnico que se tenha sobre determinada área, o ato em sala não meramente científico, também estamos falando com contato. Quem disse que ser professor é fácil? Não para aqueles que tem compromisso. Mas, enfim, é para se pensar muito.

Kilber Aurelio disse...

Me datanta tristeza quando a gente ta falando em algm assunto na sala de aula e se ve que todas pessoas ali presentes estao boiando que por mais que vc explique a noticia aquelas pessoas nao sentem vergonha de não saber o que ocorre no mundo e estarem mais preocupadas com a novela das oito queria de verdade que os assuntos trazidos pra sala virassem um debate sabe ? com varias opnioes no meio , as vezes me sinto até constrangido por saber do que se trata a noticia comentada por voce e por ter o que falar sobre o assunto ... me sinto um ET
Infelizmente ninguem quer ler nada .

Denilson disse...

Temos que entender que a prática de ler se enquadra em algumas vertentes: Ler para se informar, ler para estudar e ler para o prazer. Nestas vertentes encaixamos nossas necessidades... E as 3 são importantes de acordo com nossos objetivos. E sem dúvida nenhuma ler por prazer é a melhor.