29 julho 2009

Suspensão das aulas

A gripe suína, o vírus H1N1, conseguiu fazer um efeito cascata no sistema educacional brasileiro: além de antecipar em um mês as férias julinas das escolas particulares, conseguiu prorrogar o retorno da rede pública paulista, do Centro Paula Souza, e das universidades USP, UNESP e UNICAMP.
Apesar de ver com bons olhos o cuidado que o governo está tendo para com os alunos, me preocupa empurrarmos tanto o calendário para tão perto do Natal, principalmente por conta do TCC do Rocha, que além de termos um mês a menos que o TCC anterior por conta do segundo semestre, na prática, ser mais curto, acabamos de perder mais um mês praticamente com esse retorno adiado. E fora que em tese eles estão mais atrasados com o TCC em relação ao anterior, já que eles não têm muitos tópicos definidos.
O mais engraçado é que só a UNIFESP não se manifestou até presente momento, e por enquanto, nossas aulas voltam já nessa segunda.

Um comentário:

Maria Santos Moura disse...

Sabe o que mais me preocupa, é a quantidade de epidemias e/ou pandemias que têm surgido recentemente através de vírus. Quando surgiu o HIV por exemplo, também todos nos preocupamos. Mas a diferença, é quanto a este, é possível se cuidar a partir das escolhas. Quanto ao vírus dessa gripe, não. Estamos em uma situação de fragilidade em qualquer meio social (escola, trabalho, mercado, feira, cinema, shopping...). O que fazer?
Quanto ao governo, acredito que além de ser uma decisão de precaução, também ele está pensando nos gastos públicos, afinal quanto mais infectados, mais internações, mais gastos públicos. E contaminação em ambientes públicos, também significa processos.