09 julho 2009

Primeiro termo

Ontem encerrei o primeiro semestre na Unifesp, ou primeiro termo, como eles preferem dizer.
Não o fechei com chave de ouro (depende do ponto de vista: do ponto de vista prático, fechei, pois passei em todas as matérias, ou componentes curriculares, como eles falam lá; mas do meu ponto de vista, poderia ser melhor), pois peguei um exame, qual fiz ontem, e o despachei ontem mesmo. O que não deixa de ser um alívio e uma lição para mim: levar as leituras mais a sério.
Eu sou o tipo de pessoa que às vezes preciso levar um chacoalhão para acordar, e a Gualtieri soube fazê-lo. Não concordo muito com o método avaliativo dela, mas em parte ela estava certa em não ser tão flexível; se ela fosse, talvez não teria aprendido a lição (apesar de que não posso dizer que aprendi a lição, teria que esperar o segundo semestre e por em prática a lição aprendida, mas acho que o recado foi bem dado e bem entendido).
Tudo bem que o primeiro semestre sempre é de adaptação, ainda mais este, onde eu tive algumas mudanças de hábito: a pós-graduação nas manhãs de terça e quinta; a graduação numa universidade pública (que naturalmente impõe um ritmo mais puxado de leituras do que em relação a PUC, por exemplo); a orientação do TCC do Rocha, que me consumiu muita energia, mas que foi muito gratificante; os novos desafios pedagógicos que surgem diariamente nas salas de aula, o que me obriga a me revisitar diariamente; o cansaço físico; um determinado mês que houve uma tensão financeira.
O bom é que estou ampliando minha visão sobre a Educação e a amadureço diariamente, assim como meu futuro profissional.
Também estou traçando os cronogramas e metas para este segundo semestre, já que ele é naturalmente mais curto, não posso desperdiçar tempo, pois o mesmo não pára.

Nenhum comentário: