15 janeiro 2008

Motoqueiros paulistanos

Num país não muito distante (Câmara de vereadores de SP) aprovou um pacote de leis um tanto quanto absurdo. Eles querem proibir que motoqueiros carreguem pessoas na garupa da moto, só porque há um relevante índice de assaltos feitos por motociclistas com um comparsa na garupa. A lei é tão absurda, que automaticamente chama todos os motociclistas de ladrões. E as pessoas que dão carona para amigos ou cônjuges para o trabalho, para a escola, para um passeio ou lazer, são criminosas também?
Se existem pessoas de má fé que usam motos para cometer crimes, não são os cidadãos de boa fé que devem ser punidos, e sim os governos e as polícias é que devem agir para manter a ordem e a segurança vigiando as ruas 24 horas por dia. E se eles não conseguem fazer isso, que paguem melhore salários para os policiais, contrate mais policiais, reforme as viaturas-rádios-delegacias-presídios-armas, instale mais câmeras nas ruas, compartilhe sistemas de informação e compre sistemas mais atuais.
Outra coisa absurda é o aumento de 240% do IPVA dos motociclistas, igualando o valor de R$ 280 pagos por um ônibus circular, só por conta do índice de acidentes com motociclistas, sem levar em consideração que a maioria dos motociclistas são cooperados e horistas, ganhando assim um baixo salário, insuficiente até mesmo para investir em cursos ou em patrimônio familiar.
A única parte coerente da lei é a exigência de selo do Inmetro para os capacetes e a exigência de uma faixa adesiva brilhante para os capacetes, ambas visando a segurança do motociclista.

Nenhum comentário: