30 março 2008

A influência do professor

Lembro-me nitidamente quando ainda estava no ensino infantil e passava quase que toda semana na frente do Borges (uma escola estadual de ensino fundamental e médio) e ficava imaginando como seria legal estudar lá. A imponência de seus muros, as bandeiras hasteadas no estacionamento, a quadra enorme, a seriedade da imagem da secretaria. Sabia que quando terminasse o ensino infantil estudaria no Borges, e ansiava por este momento.Lembro-me do meu primeiro dia no Borges, muitas crianças chorando na entrada, e eu tranqüilo de tudo, admirando cada metro daqueles edifícios, a cada passo minha mente ficava vislumbrada e imaginando o tanto de conhecimento que adquiriria lá.Foram quatro anos maravilhosos lá, tive professores excelentes: Vera Lúcia, Sônia Regina, Marilene, Rose. 03 professoras que foram extremamente pacientes com seus alunos, rígidas quando necessário, e souberam disciplinar seus alunos. Tenho uma vontade em particular em reencontrar a professora Marilene, mas não sei se consigo rastrear seu paradeiro.Como mudei de casa em 1993, tive de deixar o Borges, com muito contra gosto, mas mesmo estando numa escola sensivelmente mais fraca, tive professores excelentes e que me apoiaram e me valorizavam na medida do possível: Leonildo, Paulo, Marisa. Os dois primeiros ensinaram a importância de se pensar no futuro e de aproveitar a oportunidade que nossos pais não tiveram e que nós estávamos tendo ali. Marisa me ajudou a enxergar mais longe e me apresentou a rede CEETEPS.Depois de uma passagem frustrada no Rubens Paiva, coloquei a sede de conhecimento no seu devido lugar: em primeiro lugar, e me transferi para o Ademar. Lá conheci muitos professores bons e um deles se tornaria um grande amigo meu: Denílson. Apesar de sempre cogitar que o melhor para meu histórico estudantil fosse ter estudado os 11 anos do ensino básico no Borges, penso como seria não ter a amizade de Denílson, seria uma perda sensível na minha vida não ter um amigo e professor como ele, um exemplo de profissional e de ser humano. Dá-me orgulho ter a amizade dele há 09 anos e saber que seremos amigos por toda a ávida, que nem o tempo e a distância dizem não.No biênio que fiquei lá, retomei meu gosto pela literatura, inglês e história, e de dois anos para cá alimentei um sonho de fazer história (e como objetivo secundário, fazer na USP ou na UNIFESP), mas que agora fica para segundo plano, já que passei no concurso da CEETEPS, Pedagogia se torna prioridade máxima e urgente.Tento humanizar ao máximo a relação com meus alunos, e gostaria que todos eles, sem exceção, não pensassem nas notas que lhes dou (que nada mais é do que um processo burocrático), mas sim no conteúdo que aprenderam e como amadureceram e evoluíram durante esta passagem.

Nenhum comentário: